The Yamasa Institute
S tudent  N etwork 
>
Yamasa
Homepage Central

Network do Aluno

Colabore

Busca


Newsletter
Archive by issue
Things Japanese
Student Interviews
Staff interviews
In the News
Japan Guide
Other
Photos
Student Homepages
Email
Okazaki Guidebook
Library
Alumni
OCJS
Competition

Ajude-nos a tornar o informativo melhor!
Caixa de Sugestões

Anterior

Próxima

Menu

Coisas Japonesas - "SEIJIN NO HI"

Seijin-no-hi Sobre este banner

No domingo do dia 14 de janeiro, o Japão celebrou um feriado público chamado "Seijin-no-hi" (Dia da Maioridade). Embora muitos jovens adultos cheguem à maioridade legal no seu vigésimo aniversário, e a partir daí estejam aptos a votar, seja permitido que fumem, comprem bebidas álcoólicas etc, e possuam todos os direitos e responsabilidades da vida adulta, os governos locais realizam cerimônias especiais de "Seijin-no-hi", para marcar o ritual dessa passagem.

A idade dos 20 anos é um grande marco para os japoneses. As cerimônias são supostamente realizadas para encorajar aqueles que entraram recentemente na vida adulta a tornarem-se membros auto-confiantes da sociedade. (O feriado costumava ser no dia 15 de janeiro, mas em 2000 foi transferido para a 2a. segunda-feira do mês).

Furisode
Furisode (57KB)
A maior parte dos vigésimo-anistas comparece às cerimônias, que geralmente incluem discursos etc; no entanto, recentemente, a brecha entre as gerações tem criado alguns distúrbios, que vêm sendo desde conversas em telefones celulares, até a explosão de fogos de artifício durante os discursos, interrompendo o prefeito ou o discursante convidado. Alguns governos locais têm respondido diminuindo os discursos, e tornando a cerimônia mais divertida (em alguns casos, incluindo entretenimento e até mesmo jogos de bingo e karaoke). Uma cidade no estado de Chiba transportou a cerimônia para a Disneyland. De fato, a cobertura dos noticiários noturnos sobre o feriado, nos últimos anos, vem tendendo a se concentrar mais e mais nos distúrbios.

A única outra coisa consistentemente salientada nos noticiários, todos os anos, é o constante declínio de participantes a cada ano. O índice de natalidade no Japão continua a cair, e é esperado que a população atinja seu pico nos próximos 3 a 5 anos, antes que comece a decair.

Sonja with two non-suits
Sonja, e dois "foras-do-padrão" (26KB)
As Cerimônias de Maioridade vêm sendo realizadas no Japão há séculos. Durante o período Edo (1603-1868), os garotos tornavam-se adultos por volta dos 15 anos (suas cabeças eram então parcialmente raspadas), as garotas tornavam-se adultas por volta dos 13 anos (e seus dentes eram pintados de preto). Somente em 1876 o governo do Japão decidiu estabelecer a idade legal da maioridade como sendo os 20 anos.

Students and new
Estudantes e novos "seijin" no Okazaki Chuo Sogo Koen (28KB)
O Seijin-no-hi é uma boa oportunidade para tirar fotos. Os jovens homens geralmente vestem ternos (há algumas exceções, claro), mas a maioria das jovens mulheres opta por vestir o tradicional furisode. O furisode é um tipo especial de kimono, com mangas longas e desenhos elaborados. Para as mulheres solteiras, este é provavelmente o traje mais formal que elas irão vestir antes de seu casamento, então muitas delas o vestem no evento, para marcar o início de suas vidas adultas.

Em Okazaki, a cerimônia é geralmente realizado no Chuo Sogo Koen.

Retornar ao início da página


Anterior

Próxima

Menu


Click here to go to ACJS center homepage

www.yamasa.org Aichi Center Online Center Kanji Dictionary
Japan Travel Guide Yamasa TV! FM Okazaki Online


Created and maintained by Declan Murphy and the students and staff of the Yamasa Institute Multimedia Studio
© Yamasa - All rights reserved.